quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Boletim Bezugo # 1

Atento à solicitação realizada via post, aqui no nosso blog, de uma das mais brilhantes estrelas do nosso plantel: Nélio "sem ângulo, grita com os colegas, discute" Valente, vem o Seccionista informar os caros consócios que foi adquirida uma bola de futsal que passará, a partidr de agora, a ser a bola oficial a usar nas nossas partidas.

A referida bola foi já usada na partida de ontem tendo sido tecidas, contudo, algumas considerações negativas quanto à sua dureza, por parte de alguns dos atletas.

Esta é mais uma das claras vantagens da parceria que a nossa agremiação assumiu. desde a semana passada com a marca Kipsta, que passou a ser o sponsor oficial (em termos de equipamentos) da equipa do Bezugos FC.


O protocolo de patrocínio foi assinado no ínicio do corrente mês. No entanto, nenhuma das partes, quando questionada, quis comentar os valores envolvidos no actual negócio. O Presidente dos Bezugos apenas referiu à imprensa que se trata de um acordo vantajoso para ambas as partes.

De acordo com informações não oficiais o nosso periódico apurou ainda que foram rejeitadas as propostas milionárias da Adidas, Umbro e Reebok. Mais um sinal claro docrescimento e prestigio do Bezugos FC.

Seccionista

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Fair Play

Hoje de manhã vinha a ouvir na rádio (antena3) o locutor a dar os parabéns à instituição SLB pela vitória. Disse também que era adepto confesso do Liverpool e que estava triste com a derrota mas que dava o braço a torcer e dava os parabéns ao Benfica...mas não aos seus adeptos..

Fiquei a pensar, este gajo podia dar os parabéns aos adeptos, afinal de contas indirectamente são merecedores de congratulações.

Vim então para o escritório e comecei logo a receber e-mails com frases do género "somos os maiores do mundo", "ninguém passa no inferno da luz", "melhores do mundo", "no sábado vamos dizimar o FCP", "o FCP é um mero clube de bairro...." e outras coisas mais...

E aí percebi porque é que o locutor da Antena3 não deu os parabéns aos adeptos do Benfica....simplesmente porque eles não merecem!

Sempre que ganham um jogo, iniciam uma forma de festejo que se baseia em considerar que todos os outros são menores e que se devem subjugar à pretensa superioridade do SLB.

Mas meus amigos, o SLB não é superior, nem é melhor, nem nada que se pareça, é um clube histórico, importante no panorama nacional, que vai ganhando um jogo ou outro nas competições europeias nos últimos 15 ou 20 anos.

Não quer isso dizer que o FCP e o Sporting são melhores....mas por certo também não são piores e por certo os seus adeptos (pelo menos aqueles que eu conheço) não têm a arrogância de sempre que ganham um jogo iniciarem uma estranha forma de festejo que se baseia na tentativa de subjugação dos outros.

Isso não é saber ganhar!

Desarmo já eventuais respostas relativas à forma como muitos adeptos do Sporting e do Porto festejam golos...ofendendo o Benfica, não me incluo nessa falange de adeptos, portanto acho que não devo ser incluído na falange de adversários que têm que estar sempre (não tantas vezes como os adeptos do Benfica quereriam) a ser alvo das manifestações de falta de desportivismo da quase totalidade da massa adepta do SLB.

Parabéns ao SLB pela vitória importante de ontem.

Viva o Sporting
O Capitão

É necessário uma bola para o Sem ângulo provar a sua categoria

Venho pelo presente, em nome da direcção do Bezugos FC, SGPS, SA, informar todos os participantes que será necessário proceder à compra de uma bola para o jogo desta noite.

O nome do bezugo incumbido de proceder a este acto da maior importância foi, pelas razões óbvias, o Roberto.

Assim, deve este bezugo deslocar-se a uma superfície comercial e tentar adquirir, e por um preço baixo, um esférico adequado a futebol de 5.

Para quaisquer mais informações contactar o sempre disponível Seccionista (Arturio), ou em ultimo caso o Manias (o V. capitão). Só mesmo num cenário catastrófico se deverá proceder ao contacto do levizinho dos Bezugos – Nélio Valente.

Um bem haja,

Bijous

Nélio Sem Ângulo

PS: Este texto deveria ser apenas colocado no Blog, espaço dedicado à conversa bezuguiana, mas dado que são poucos os que visitam diariamente o nosso espaço, segue igualmente em mail

terça-feira, fevereiro 21, 2006

SL Benfica vs. Liverpool FC

Até parece que o estou a ver entrar na sede, algo desorientado mas determinado, meio preocupado, como se qualquer coisa o angustiasse, buscando uma cara amiga!

Acenei-lhe: "- Filipe!"
"- Epá era mesmo contigo que queria falar... tá tudo bem?!" Respondeu! "- Vejo que a vossa sede está cada vez mais bem frequentada." Comentou, furando pelo meio da multidão que habitualmente enche a nossa sede todas as sextas-feiras e sábados, até ao balcão, onde eu alimentava a tremoço e bujeca uma agradável conversa com o Sr. Jaime.
"- Pois é, é isto que dá alma a um clube...!" Afiancei. "- ...bom... mas sabe-lo melhor do que eu! E então o que te trás por cá?"
"- Nada de especial." Retorquiu. "- Como sabes o Benfica joga para a Champions com o Liverpool, mais uma quarta-feira europeia, dia 22 de Março... era só para te convidar, como representante do Bezugos FC, para estares presente na Luz! Olha tenho aqui um freepass para ti." Disse, enquanto vasculhava no bolso interior do casaco, retirando de lá o rectângulo mágico a que muitos queriam ter acesso. "- Já falei com o Tex...! Então vais?"
Enguli em seco "- Xiiii, Vieira...! Não vai dar...! É que às quartas-feiras é dia de jogo dos Bezugos... não vou poder faltar! Desculpa lá, não vai dar, tenho pena!" Afirmei, não sem sentir uma certa tristeza.
Ele não desarmou... "- Epá é que queria mesmo que fossem, pelo menos dois representantes vossos... sei lá, pensei em tí e no Tex...! Que chatiçe, pá!" Exclamou! "- Olha vou fazer assim, vou ligar lá «pós» gajos da UEFA a perguntar se dá pa jogar na terça, ok?!"


E não é que deu mesmo...!?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o jogo do Benfica esteve mesmo marcado para amanhã, sendo este o verdadeiro motivo da alteração! O Viera lá mexeu os seus cordelinhos e o jogo foi antecipado para hoje à noite, permitindo-me assim, estar presente na partida de hoje, em representação oficial do Bezugos FC, bem como na de amanhã a espalhar magia no Francisco Lázaro. Isto é um claro sinal do prestigio e fama que o nosso clube vai granjeando, não só em Portugal, mas também na Europa.
Falando em Europa, aproveito para, desde já, lançar aqui um abraço amigo para o Leonhardt, o Moores, o Benítez e o Gerrard... meus bons amigos!

Seccionista

PS - Força Benfica! ...quanto mais não seja, porque são nossos vizinhos!

domingo, fevereiro 19, 2006

O MVP

Recentemente este periódico foi alvo de variadas pressões, quer em privado quer publicamente assumidas , para considerar Bogas como o MVP da partida disputada no passado dia 09.02.2006, partida essa que foi alvo da crónica entitulada "O Rescaldo"! (post anterior ao que agora se publica).

A redacção do Bezugos FC informa esses senhores que não cederá a indecorosas pressões e ao tráfico de influências que tem vindo a verificar-se no sentido de que o desejo descrito no parágrafo anterior se torne uma realidade. O prémio MVP é atribuido de acordo com critérios objectivos internos e nada mais do que isso, alvo da análise de atentos observadores, especialistas isentos e também eles, por sua vez, avaliados por uma comissão independente e autónoma. Para se obter o referido prémio é preciso trabalhar com afinco, semana após semana, para que numa noite de inspiração um jogador consiga sobressair de entre todos os outros e arrecadar o tão desejado prémio que o coroará até à semana seguinte.

O Bezugos FC informa: um prémio é atribuido com base no mérito, nunca a pedido!

Nessa mesma semana presenteou-nos com a sua presença no Continente o nosso querido Ricky "Bombeiro" Souselas, velha glória do Bezugos FC e fundador da Bezugos SGPS, entidade que gere o património do clube, a SAD e os seus activos, bem como as restantes secções existentes no universo Bezugista. Ricky "Bombeiro" foi uma das estrelas que actuou a titular aquando da primeirissima vitória de sempre alcançada pelo Bezugos FC contra um grande rival da altura a equipa da AA Venusmonti da FDL. Jogou na baliza a substituir um então lesionado "Mãozinhas", que até hoje vive com o peso de não ter sido ele o keeper nessa histórica vitória (que aliás poderá mesmo dizer 4muito das suas capacidades como guarda-redes, mas que não iremos aqui discutir).

Correndo o risco de desapontar alguns fervorosos adeptos que na 5ª Feira, dia 09.02.2006, assistiram à partida então jogada, o prémio de MVP dessa semana vai ser, excepcionalmente, atribuido ao Bombeiro, que merece com toda a certeza um honorifico prémio de MVP, pelo contributo que deu para o dsenvolvimento do nosso clube.

A Bogas apenas podemos desejar que continue a trabalhar com o mesmo afinco que sempre mostrou. A Ricky Bombeiro um grande bem haja da parte da redacção do Bezugos FC.

O Seccionista

O Rescaldo

No rescaldo de uma semana revivalista, em que o mais frequente autor deste periódico voltou à vida de estudante, é bom saber que os sócios e adeptos desta agremiação não perderam tempo manifestando-lhe aqui o seu apoio público, sem insitências e solicitações anormais de publicação de posts, permitindo-lhe assim que o seu estudo se desenrolasse sem percalços. Aos interessados gostaria apenas de informar que o exame do passado sábado correu relativamente bem! Tive alguns problemas no Grupo I, tendo depois decorrido com toda a normalidade nos restantes dois grupos de questões.

Quanto ao desporto rei, que mais dizer senão que: há coisa de dez dias se disputou mais uma fantástica partida entre os Bezugos FC e o Resto do Mundo. Ambas as equipas apresentaram alinhamentos de recurso, faltando algumas pedras importantes que retiraram algum brilho à contenda. Ainda assim, tal facto permitiu-nos assistir a regressos e estreias tais como: as de Rene "Mestre" Rivas, "Pineapple Malibu Bogas" e também do "Arquitecto" Gonçalves, este último, estrela de outra constelação que actua no mesmo Francisco Lázaro nas noites de 6ª Feira.

O jogo foi equilibrado, mais do que habitual, já que "Peidinhos" Tabelandré actuou sem Tex a seu lado e tendo mesmo jogado pela equipa dos Bezugos FC (honra que não é nova para sí, já que esteve na primeira equipa dos Bezugos que actuou em 2000, no primeiro torneio em que participou, aquando da sua fundação). Isso fez com que o único jogador que até ao momento somava apenas vitórias no torneio, tenha perdido pela primeira vez na presente época.

Em termos de jogo jogado pode dizer-se que durante os primeiros 20 minutos não se viu muito de jogadores como Gata, Milton "Mestre" Mendes e Bogas..., tendo o mesmo acontecido depois de o jogo dar início! Bons apontamentos de Flecha que mais uma vez segue sem perder no presente torneio e que desta vez combinou muito bem com Gonçalo (alma e pulmão da equipa do Resto do Mundo nesta partida).

Da bancada gritava-se em uníssono "-Bogas...! Bogas...!" devido à excelente e assombrosa actuação que teve entre os postes, Paradela que o diga, que apesar de ter somado mais dois golos para a sua contagem pessoal, passou por aquilo a que o povo chama, na sua sabedoria, de passas do Algarve, para conseguir facturar. Já em termos daquilo a que se costuma chamar de "jogar à frente" a nossa mascote voltou a preferir terrenos mais recuados... "- Como é que este lateral ainda não foi descoberto para as ligas profissionais?!" Ouvia-se da bancada! Certo é que o nosso Safari Bogas desta vez optou pela lateral-direita para espalhar a sua magia... discreto e... digamos... cumpridor! Uma exibição de encher o olho como o próprio admitiu na flash interview. Arturio "Mãozinhas" voltou aos golos e Capitão Manias manteve a sua média habitual (um frango e um golo). Nélio "Sem Ângulo" Valente a melhorar a nível fisico e exibicional de dia para dia, começa a fornecer-nos a alegria de todo o seu futebol!

Barnjak "Mestre" manteve o nível exibicional, muita finta a mostrar que tem bons pés, ms pouca produção futebolistica para esta enciclopédia viva do campeonato nacional da 1ª divisão de futebol desde da época 84/85.

O resultado...?! Ninguém sabe ao certo, a vitória voltou a sorrir ao Resto do Mundo e afinal tudo está bem quando está normal!

O Seccionista

PS - A Direcção do Bezugos FC gostaria ainda de felicitar o nosso "Executive Pisang Ambom Bogas" ! Muitos parabéns por mais uma cadeira feita... a provar que escolheste bem quando decidiste optar pelo direito e não pela bola!

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Le jouex de futbol de vendredi

Allo mês amis!

Aujurd’hui, c’est moi que fait la convocatoire, parce que le capitain (je pense que je suis un meilleur capitain que lui, mais vous sont les personnes qui savent) est trés fatigues dans ses fesses, donc elle (la convocatoire) est ici:

1 – Sains angle Nélio Valiant
2 – Tiago les Manis Gracê
3 – Artur les petites mainies
4 – Pierre Pacheco
5 – Roberto Grimace
6 – Bruno le ancien Paredela
7 – Hugo le grand teixeira
8 – André les petites pets Machado
9 – André le Fleche
10 – le chat feminin

A bien tôt, mês grandes amies,
Un bijou pour vous,

Sains angle Nélio Valiant


PS: Cette petit texte est aussi dans le blog, mais il y’a des personnes que ne voirent le blog pas, donc que vous dire le text pour e-mail aussi….

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

O Motivo (um dos) do Adiamento...


E que belo motivo!

PS - Só aconteceu porque os ingressos foram comprados muito antes dos jogos à 4ª! Que não se tome isto como um (mau) exemplo a seguir...

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

O Adiamento

O mais recente comentário ao último post apresentado neste periódico reflecte um crescimento anormal desta jovem agremiação desportiva que é o Bezugos FC. Senão vejamos: um adepto, ilustre anónimo, defende que a nossa amada equipa deveria actuar noutros palcos, noutro dia que não as quartas-feiras. Isso é, sem dúvida, reflexo de uma massa anónima de adeptos, que gostaria de ver actuar diariamente esta equipa!

Contudo, nem mesmo os maiores clubes do mundo como por exemplo o Real Madrid, o AC Milan, o Bayern Münich, o Al Ahly ou o CR Flamengo, entre outros, têm estruturas capazes de satisfazer as suas fileiras de adeptos a um ritmo diário, necessitando sempre de alguns dias de intervalo entre os jogos que realiza (normalmente um ao fim-de-semana, acompanhado de um outro a meio da semana, tal como hoje vai acontecer aos clubes portugueses que ainda se encontram a disputar a Taça de Portugal).

Nesse sentido, a direcção carrega a ingrata missão de informar os adeptos mais descontentes que os Bezugos jogam à 4ª, reavivando uma expressão que existia na nossa infância e que hoje caiu em desuso por se ter desactualizado! Contudo, hoje excepcionalmente, não haverá "Quarta-Feira Europeia", realizando-se a habitual partida amanhã, 5ª feira dia 9 de Fevereiro de 2006... para gáudio de alguns anónimos adeptos da colectividade que poderão colorir as bancadas do Francisco Lázaro pelo menos por uma vez na vida!

Não precisam agradecer... o clube existe para vos servir!

O seccionista

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Avaliação

Tendo-se cumprido na 4ª feira passada mais uma jornada do "Bezugos Allstars Challenge Tournament" começam a notar-se as primeiras evoluções das nossas estrelas.

Apenas a título exemplificativo destacamos o novo calçado de Vilar e os calções de Nélio, sinais claros de que os atletas encaram de forma cada vez mais profissional estas partidas. A própria atitude de Arturio que apareceu poucos minutos antes da partida dar início..., não muitos..., mas antes do início e não depois.

Desta forma, cumpre avaliar a performance de cada um dos jogadores que coloriu mais uma gelada noite no velhinho Francisco Lázaro em Lisboa.

Arturio "Mãozinhas" - 4 - Pesado. Tendo pela primeira vez ficado em branco neste torneio o "Kohler da Quinta da Luz" (só lhe falta a careca, mas para lá caminha) correu, mas não muito! Esforçado, não rendeu aquilo que é capaz de produzir e a sua equipa ressentiu-se disso, já que até na baliza, posição onde costuma assinar boas exibições, cedeu um monumental frango facturado por Robert "Careta". A complexão física continua muito abaixo daquilo que se exige para um torneio deste gabarito e a sua magnífica capacidade técnica é que perde com isso. Ainda assim, menos mal... uma assitência!

Capitão Manias - 4 - Lutador. Este ponta-de-lança cada vez surpreende mais. Melhor na manobra atacante, continua a exercer pouca influência nas funções defensivas da equipa. A este "Dino da Avenida de Roma" só lhe falta mesmo a cor... corre, luta, finta, e marca tantos golos quanto o velhinho avançado do Beira Mar fazia nos idos de 80. Mostra-se inadaptado à táctica usada pelo Bezugos FC e a necessitar de melhorias no aspecto físico. No entanto, voltou a fazer o gosto ao pé e vai mostrando que o tempo das lesões arreliadoras já lá vai!

Flecha - 6 - Regular. Flecha tem vindo a melhorar o seu jogo, transparecendo estar já bem habituado à iluminação artificial, ao terreno e às condições climatéricas que se têm vindo fazer sentir. Fisicamente o "Beavis do Parque das Nações" está melhor de dia para dia, ajuda na defesa e no ataque. Tranquilo no passe, seguro na finta, Flecha vai ganhando pontos e é, até ao momento, o jogador mais valioso do torneio. No entanto, uma pergunta se impõe: onde estaria se actuasse por uma vez do outro lado da barricada? Mais uma boa exibição, contudo...!

Gata - 6 - Massacrado. Será possível um jogador tão discreto na manobra de uma equipa ser tão castigado pelos seus adversários? Nélio parece ter uma predilecção especial pelo jovem beirão, mas desta vez foi Arturio quem cometeu a maior infracção, proporcionando a este jogador uma pouco habitual visão do terreno de jogo . Gata é contudo um jogador possante e com belo porte atlético. Um osso duro de roer, é um dos fieis seguidores da velha escola Paulinho Santos - Mais vale partir que dobrar - lutador fez uma actuação serena e capaz. Mostra-se relativamente bem fisicamente..., tecnicamente... chega para as muitas encomendas.

Nélio "El Trem" Valencia - 4 - Esforçado. Nélio é claramente o jogador que tem procurado evoluir mais neste torneio. Exigente para consigo mesmo, o vice foi correndo, lutando, pensando o jogo e encontrando forma de subir o seu rendimento. Longe de ser um patrão na defesa o "Colombiano de Cascais" vai-se afirmando como uma voz de comando na retaguarda, e encontra o seu espaço. Curiosamente nos primeiros passos do clube era ele e n~não Manias o ponta-de-lança da equipa. Nélio deu, dessa forma, provas de que quem sabe nunca esquece... um golo de bonito efeito a coroar uma exibição aceitável. Um jogador a acompanhar!

Paradela - 6 - Desacompanhado. Cada vez que toca na bola sente-se o perfume do seu futebol. O "Menino do Rio" pensa o seu futebol à medida que o vai executando na perfeição e transmite a cada segundo da partida que esta equipa não o merece. Sobressai num deserto de ideias, mas não chega para tanto adversário. Quando se aventura no ataque a equipa encontra outra capacidade produtiva, que perde em fulgor defensivo. É por isso, pouca manta para tanto campo! A questão que se colocou relativamente a Flecha, coloca-se de forma inversa quanto a Paradela: Será que se actuasse pelo Resto do Mundo ainda estaria a perder jogo atrás de jogo?

Robert "Careta" - 8 - Explosivo. O traidor de serviço nesta semana levou algum tempo a entrar no jogo, mas quando o fez, foi sempre um quebra-cabeças para os seus adversários. Ameaçou e chegou mesmo a facturar por mais de uma vez. Foi uma pedra muito importante na manobra do Resto do Mundo e sempre que aparecia na Direita do ataque tremia a defensiva dos Bezugos. Um belo golo que Arturio defendeu com um golpe de vista muito mal amanhado. Que mais dizer senão... continua com o bom trabalho!

Tabelandré - 7 - Certeiro. O maior contestatário da tabela (questão que será alvo de tratamento num outro post) realizou tabelas de belo efeito com Tex! Um jogador que esteve para não entrar no plantel mostra agora que a sua presença enriqueceu bastante o torneio. O "Peidinhos da Parede" é veloz, equilibrado, tacticamente desenvolvido e inteligente a ler o jogo. Um bom jogador que passa às Quartas-feiras pelo Francisco Lázaro, a mostrar que também ele mereceria actuar em outros palcos. Um jogador a reter.

Tex - 7 - Comandante. O tipo de jogador que todas as equipas gostariam de ter nas suas fileiras, Tex é já uma estrela de longa data no terreno do Fofó. De créditos firmados, limita-se a passear a sua classe pelo campo trabalhando bem na defesa e ajudando muito no ataque. Entende-se cada vez melhor com Tabelandré, o que vai fazendo deles os jogadores mais importantes da equipa do Resto do Mundo. Mais uma boa exibição de um jogador que não se encontra nada a apontar, a não ser o facto de continuar a evitar o um para um com Vilar.

Vilar - 4 - Apagado. Quando actou na posição de traidor Martin "Patxeko" Vilar deu show de bola. Desde essa famigerada partida encontra-se a marcar passo. Com alguma dificuldade na leitura das movimentações, o "Bowler do Lumiar" foi desenvolvendo o seu jogo de forma natural. A chuteira brilhante, contudo, poderá ter sido um dos motivos pelo qual os seus companheiros não fizeram uma exibição de encher o olho, visto ter sido, precisamente, nos momentos em que a iluminação artificial reflectia na sua chuteira que os seus companheiros semicerravam os olhos para evitarem ser ofuscados pelo reluzente brilho que dali brotava.

Para a semana haverá novo jogo. Aproveitando para deixar aqui uma palavra de incentivo para os suplentes... não desistam! Para os não convocados, apenas um recado... de peseteros está o clube farto... honrásseis a camisola e hoje, provavelmente, estaríeis a espalhar magia connosco... ó shôr 21 "Luis Henrique"!

À semana cambada

O Seccionista