quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Avaliação

Tendo-se cumprido na 4ª feira passada mais uma jornada do "Bezugos Allstars Challenge Tournament" começam a notar-se as primeiras evoluções das nossas estrelas.

Apenas a título exemplificativo destacamos o novo calçado de Vilar e os calções de Nélio, sinais claros de que os atletas encaram de forma cada vez mais profissional estas partidas. A própria atitude de Arturio que apareceu poucos minutos antes da partida dar início..., não muitos..., mas antes do início e não depois.

Desta forma, cumpre avaliar a performance de cada um dos jogadores que coloriu mais uma gelada noite no velhinho Francisco Lázaro em Lisboa.

Arturio "Mãozinhas" - 4 - Pesado. Tendo pela primeira vez ficado em branco neste torneio o "Kohler da Quinta da Luz" (só lhe falta a careca, mas para lá caminha) correu, mas não muito! Esforçado, não rendeu aquilo que é capaz de produzir e a sua equipa ressentiu-se disso, já que até na baliza, posição onde costuma assinar boas exibições, cedeu um monumental frango facturado por Robert "Careta". A complexão física continua muito abaixo daquilo que se exige para um torneio deste gabarito e a sua magnífica capacidade técnica é que perde com isso. Ainda assim, menos mal... uma assitência!

Capitão Manias - 4 - Lutador. Este ponta-de-lança cada vez surpreende mais. Melhor na manobra atacante, continua a exercer pouca influência nas funções defensivas da equipa. A este "Dino da Avenida de Roma" só lhe falta mesmo a cor... corre, luta, finta, e marca tantos golos quanto o velhinho avançado do Beira Mar fazia nos idos de 80. Mostra-se inadaptado à táctica usada pelo Bezugos FC e a necessitar de melhorias no aspecto físico. No entanto, voltou a fazer o gosto ao pé e vai mostrando que o tempo das lesões arreliadoras já lá vai!

Flecha - 6 - Regular. Flecha tem vindo a melhorar o seu jogo, transparecendo estar já bem habituado à iluminação artificial, ao terreno e às condições climatéricas que se têm vindo fazer sentir. Fisicamente o "Beavis do Parque das Nações" está melhor de dia para dia, ajuda na defesa e no ataque. Tranquilo no passe, seguro na finta, Flecha vai ganhando pontos e é, até ao momento, o jogador mais valioso do torneio. No entanto, uma pergunta se impõe: onde estaria se actuasse por uma vez do outro lado da barricada? Mais uma boa exibição, contudo...!

Gata - 6 - Massacrado. Será possível um jogador tão discreto na manobra de uma equipa ser tão castigado pelos seus adversários? Nélio parece ter uma predilecção especial pelo jovem beirão, mas desta vez foi Arturio quem cometeu a maior infracção, proporcionando a este jogador uma pouco habitual visão do terreno de jogo . Gata é contudo um jogador possante e com belo porte atlético. Um osso duro de roer, é um dos fieis seguidores da velha escola Paulinho Santos - Mais vale partir que dobrar - lutador fez uma actuação serena e capaz. Mostra-se relativamente bem fisicamente..., tecnicamente... chega para as muitas encomendas.

Nélio "El Trem" Valencia - 4 - Esforçado. Nélio é claramente o jogador que tem procurado evoluir mais neste torneio. Exigente para consigo mesmo, o vice foi correndo, lutando, pensando o jogo e encontrando forma de subir o seu rendimento. Longe de ser um patrão na defesa o "Colombiano de Cascais" vai-se afirmando como uma voz de comando na retaguarda, e encontra o seu espaço. Curiosamente nos primeiros passos do clube era ele e n~não Manias o ponta-de-lança da equipa. Nélio deu, dessa forma, provas de que quem sabe nunca esquece... um golo de bonito efeito a coroar uma exibição aceitável. Um jogador a acompanhar!

Paradela - 6 - Desacompanhado. Cada vez que toca na bola sente-se o perfume do seu futebol. O "Menino do Rio" pensa o seu futebol à medida que o vai executando na perfeição e transmite a cada segundo da partida que esta equipa não o merece. Sobressai num deserto de ideias, mas não chega para tanto adversário. Quando se aventura no ataque a equipa encontra outra capacidade produtiva, que perde em fulgor defensivo. É por isso, pouca manta para tanto campo! A questão que se colocou relativamente a Flecha, coloca-se de forma inversa quanto a Paradela: Será que se actuasse pelo Resto do Mundo ainda estaria a perder jogo atrás de jogo?

Robert "Careta" - 8 - Explosivo. O traidor de serviço nesta semana levou algum tempo a entrar no jogo, mas quando o fez, foi sempre um quebra-cabeças para os seus adversários. Ameaçou e chegou mesmo a facturar por mais de uma vez. Foi uma pedra muito importante na manobra do Resto do Mundo e sempre que aparecia na Direita do ataque tremia a defensiva dos Bezugos. Um belo golo que Arturio defendeu com um golpe de vista muito mal amanhado. Que mais dizer senão... continua com o bom trabalho!

Tabelandré - 7 - Certeiro. O maior contestatário da tabela (questão que será alvo de tratamento num outro post) realizou tabelas de belo efeito com Tex! Um jogador que esteve para não entrar no plantel mostra agora que a sua presença enriqueceu bastante o torneio. O "Peidinhos da Parede" é veloz, equilibrado, tacticamente desenvolvido e inteligente a ler o jogo. Um bom jogador que passa às Quartas-feiras pelo Francisco Lázaro, a mostrar que também ele mereceria actuar em outros palcos. Um jogador a reter.

Tex - 7 - Comandante. O tipo de jogador que todas as equipas gostariam de ter nas suas fileiras, Tex é já uma estrela de longa data no terreno do Fofó. De créditos firmados, limita-se a passear a sua classe pelo campo trabalhando bem na defesa e ajudando muito no ataque. Entende-se cada vez melhor com Tabelandré, o que vai fazendo deles os jogadores mais importantes da equipa do Resto do Mundo. Mais uma boa exibição de um jogador que não se encontra nada a apontar, a não ser o facto de continuar a evitar o um para um com Vilar.

Vilar - 4 - Apagado. Quando actou na posição de traidor Martin "Patxeko" Vilar deu show de bola. Desde essa famigerada partida encontra-se a marcar passo. Com alguma dificuldade na leitura das movimentações, o "Bowler do Lumiar" foi desenvolvendo o seu jogo de forma natural. A chuteira brilhante, contudo, poderá ter sido um dos motivos pelo qual os seus companheiros não fizeram uma exibição de encher o olho, visto ter sido, precisamente, nos momentos em que a iluminação artificial reflectia na sua chuteira que os seus companheiros semicerravam os olhos para evitarem ser ofuscados pelo reluzente brilho que dali brotava.

Para a semana haverá novo jogo. Aproveitando para deixar aqui uma palavra de incentivo para os suplentes... não desistam! Para os não convocados, apenas um recado... de peseteros está o clube farto... honrásseis a camisola e hoje, provavelmente, estaríeis a espalhar magia connosco... ó shôr 21 "Luis Henrique"!

À semana cambada

O Seccionista

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parabéns ao Seccionista pelo belo texto.

A convocatória sairá no início da semana, mas desde já informo que vai haver uma ou outra alteração, uma vez que a equipa do resto do mundo está a revelar-se demasiado forte, não tanto ao nível técnico mas ao nível do pulmão, afectando por conseguinte a progressão das verdadeiras estrelas deste campeonato.

Deixo aqui uma sugestão táctica para que os colegas bezugos:

Redes, dois fixos que se revezem em tarefas ofensivas (um sobe com a equipa o outro não passa o meio campo), um no meio (Paradela), encarregue de transportar o jogo e fazer diagonais com o ponta (e descer para ajudar a defesa) e o ponta com obrigação de jogar com o Paradela, e ser o primeiro defesa.

O Paradela tem que ficar no meio porque é o único com capacidade (diga-se pulmão) para subir e descer.
Os outros três têm que se ir revezado nas posições, sendo certo que me comprometo a defender...

O Capitão

10:23  
Anonymous Anónimo said...

Bonito texto!! Do melhor que tenho visto!!

Hugo Teixeira

17:01  
Anonymous Anónimo said...

é incrivél como a estrela maior deste grupo de estrelas se ressente da ausência de um exímio jogador...é ele q dá ânimo à equipo nos piores momentos e felicita os seus companheiros nos melhores. Infeliz/ encontra-se lesionado às 4as feiras pelo q n lhe é possível comparecer no verdadeiro xô dxi bolá....mudem o calendário q o público agradece!

18:20  

Enviar um comentário

<< Home